O projeto COSMO, de Andrés Jaque / Office for Political Innovation, foi selecionado pelo Museum of Modern Art e pelo MoMA PS1 como vencedor da 16ª edição do Young Architects Program’s (YAP) em Nova Iorque. Com inauguração programada para o final de junho, a tempo para o MoMA PS1’s 2015 Warm Up, COSMO servirá como um "artefato móvel" cuja missão é proporcionar água potável para a população mundial.
"A proposta desse ano toma um dos requisitos essenciais do Young Architects Program - proporcionar uma fonte de água para lazer e diversão - e destaca a própria água como um recurso escasso", disse Pedro Gadanho, Curador do Departamento de Arquitetura e Design do MoMA. "Baseando-se em componentes comerciais de origem agro-industrial, uma exuberante arquitetura móvel celebra os processos de purificação da água, fazendo deles o pano de fundo das sessões do Warm Up."
Segundo as Nações Unidas, até 2025 dois terços da população global viverá em países com carência de água; essa estatística foi a principal inspiração para COSMO. Descrita como "uma montagem de ecossistemas" feita a partir de componentes de irrigação customizáveis, a instalação foi projetada para ser um protótipo facilmente replicável que pode potencialmente proporcionar acesso à água potável para milhões de pessoas.
Em apenas quatro dias, COSMO poderá filtrar 3.000 galões de água. Uma vez que o processo de purificação é concluído, a "rede plástica no centro da construção começará a brilhar automaticamente", proporcionando um pano de fundo vibrante para o festival de verão Warm Up. "Ela reunirá as pessoas em um ambiente tão agradável e climaticamente confortável quanto um jardim, tão visualmente texturizado quando um globo de espelho de discoteca", disse o MoMA PS1.
Entre os vencedores das edições anteriores estão The Living (Hy-Fi), CODA (Party Wall), Interboro Partners (Holding Pattern), Work AC (Public Farm 1), MOS (Afterparty) e SO-IL (Pole Dance).
Congrats to @OFFPOLINN Andrés Jaque for winning the 2015 YAP Young Architects Program at the @MoMAPS1! pic.twitter.com/nDyyDgytJD
— ArchDaily (@ArchDaily) February 5, 2015